Obras de Arte

Fringe Tomar 2002 Movimento e Expressão na Dança Contemporânea 

Coleção e Autoria de Nuno Daniel Marta 
Medidas: 80cmx80cm 

Intemporalidade do Tempo 2003

 Coleção e Autoria de Nuno Daniel Marta 

Medidas: 90cmx70cmx50cm

Arte e Engenho 2008

Coleção e Autoria de Nuno Daniel Marta

Instalação escultórica constituída por 4 peças


Olho de Olimpo 2020

Coleção e Autoria de Nuno Daniel Marta

Medidas: 100cmx80cmx3cm



Olho de Olimpo 2020

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 70cm x 100cm x 3cm

Na obra denominada "Olho de Olimpo", Nuno Daniel Marta observa o espaço sideral através de um lugar longínquo do cosmos. Do lugar infindo, próximo de Orvonton, descobre-se o olho imortal dos Deuses do Olimpo, o qual marca a intemporalidade do tempo e matéria estelar.

Nesta abordagem, o artista procura comunicar numa linguagem assente no significado coletivo de símbolos e cores. Nela, ele explora o claro e o escuro, o liso e seu oposto em antítese, o perfeito e o imperfeito, ou a dualidade mente-corpo referindo-se ao mundo físico e mundo espiritual.

O "Olho de Olimpo" mergulha o plano numa composição diversa de perspectivas e tons, os quais se convém recorrer à luz natural projetada na obra para mergulhar o observador num imaginário de formas geométricas.

Renascimento do Convento de Cristo 2020 

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 65cm x 105cm x 3cm

Na perspetiva da obra intitulada "Renascimento do Convento de Cristo", o artista inspirou-se no conjunto monumental classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, registando os seus elementos arquitetónicos mais relevantes.

Na sua visão deste sítio histórico, o Homem realiza uma viagem no tempo, recuando ao século XII, data da construção do Castelo e Charola Templária, planando até aos dias de hoje.

De entre o monumento grandioso, ressalve para o observador, a presença de árvores notáveis posicionadas no local mágico e sagrado, elementos que atingem idade multissecular, manifestada pelo porte grandioso, apreciável e altivo.

Nesta perspetiva, Nuno Da. Marta faz renascer o monumento, a partir dum lugar central e longínquo do Cosmos, onde a constelação de Plêiades e a força gravitacional da super estrela Alcione nos transportam para a imensidão universal e infinita, espaço sideral onde o significado dos símbolos e cores tenderá a transportar-nos para o imaginário surreal.

Praça Pública República 2020 

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 65cm x 100cm x 3cm 

A obra artística intitulada "Praça Pública República" apresenta sob a visão do artista, a principal praça pública da cidade histórica de Tomar.

Dado o importante contributo arquitetónico e cultural que o monarca D. Manuel I legou à cidade templária, inicialmente a praça apresentada foi denominada como "Praça D. Manuel I", mas aquando da implantação da República em Portugal, passou posteriormente à designação de Praça da República, a qual permanece como o centro do mundo para os seus conterrâneos.

Nesta viagem eterna ao coração de Tomar desenha-se o cenário histórico da Praça D. Manuel I, onde surgem símbolos manuelinos, como a esfera armilar e a cruz templária invocando Jesus Cristo. No mesmo horizonte, eleva-se a pomba branca, símbolo do Espírito Santo, o mesmo espírito que une a terra ao céu às três badaladas do sino da imponente igreja de S. João Batista, na Festa dos Tabuleiros.

Na esfera oposta emergem símbolos da república portuguesa, entre diversos símbolos ocultistas. Ao fundo, ergue-se ao céu, a Mata Nacional dos Sete Montes coroada pelo conjunto monumental classificado como Património Mundial da Humanidade. Sobre o conjunto expressivo surgem memórias, experiências e legado, sobre a tela contemporânea surge a geometria, a linguagem das cores e o significado dos símbolos, porquanto, urge o regresso, o sonho e a demanda. 

Perspetiva de Santa Maria dos Olivais 2020

Medidas: Altura/Largura/Profundidade : 65cm x 110cm x 3cm 

Nesta obra artística, a composição geométrica faz renascer a Igreja de Santa Maria dos Olivais, enquanto património cultural legado aos tomarenses e ao mundo. Sob a perspetiva da imagem contemporânea, onde um céu noturno infindo energiza o lugar, o artista convoca aquele sítio histórico, ao desfrute da beleza do duo monumental e ao usufruto da simplicidade e modéstia dos elementos arquitetónicos.

Numa abordagem que recorre ao significado dos símbolos, Nuno Da. Marta experimenta a viagem temporal ao panteão templário, numa abordagem às suas histórias e lendas, à inimaginável visão da alma e espírito templário, invocando segredos e mistérios ocultos.  


 Viagem a Almourol 2020

A obra intitulada "Viagem a Almourol 2020" vem registar uma imagem muito solicitada por pintores e fotógrafos dado o enquadramento do castelo romântico, pelo seio do rio Tejo num fundo que ressalva uma belíssima paisagem naturalizada. 

Quantos povos terão olhado o céu noturno a partir daquele lugar? Quantas constelações brilharam e iluminaram aquele local de cariz místico? Quantos inícios e fins de viagem se realizaram àquele sítio histórico ao longo dos últimos séculos? Por quantas vezes barqueiros amainaram os seus barcos e desfrutaram do eixo-centro de Almourol?

Horizonte da Pena 2020 

Medidas: Altura/Largura/Profundidade : 80cm x 126cm x 3cm 

A obra intitulada "Horizonte da Pena" reflete o sentido da abordagem artística de Nuno Daniel Marta, a qual tem como base de inspiração a valorização do Património Cultural, particularmente a paisagem associada a sítios históricos, como seja, a conjugação harmoniosa da natureza com o património histórico edificado.

A presente obra artística apresenta o horizonte de um dos mais pitorescos castelos de Portugal, - o Castelo da Pena ou Palácio da Pena -, o qual representa uma das principais expressões do Romantismo do século XIX na Europa.

A perspetiva artística inspirada no Palácio da Pena pretende engrandecer a obra humana enquadrada na paisagem natural, ressalvando o património histórico que fomenta a união de culturas e se harmoniza com o Todo infindo universal.

Vista de La Alhambra 2021

Medidas: Altura/Largura/Profundidade : 80cm x 126cm x 3cm 

O horizonte da obra artística "Vista de la Alhambra" centra-se na relação indissociável entre o Património Cultural e a paisagem natural.                                                                                                              Tendo por objeto ampliar a importância do passado histórico ibérico ao domínio do encontro e união de culturas, à partilha de conhecimento e de saberes, e, similarmente, à referência à estética inigualável da arquitetura islâmica combinada com estruturas cristãs e com a natureza projetada pelo homem, a composição geométrica da "Vista de La Alhambra" estende a herança patrimonial artística enquadrando a visão do conjunto monumental aos novos tempos da contemporaneidade.

Enfoques de Lagoa 2021

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 65cm x 105cm x 3cm 

Inspirada nas cores do Brazão da cidade de Lagoa, a obra intitulada "Enfoques de Lagoa 2021" foca o observador numa composição que materializa alguns dos edifícios emblemáticos do município. Entre as obras arquitetónicas representativas de três domínios, - a religião ou espiritualidade, a dinâmica do poder autárquico e a relevância do lugar do conhecimento, da ciência e sabedoria -, fundem-se as cores lagoenses sobre um céu noturno e iluminado, o qual se harmoniza e prolonga sobre o infinito geométrico de sonhos, desejos e expetativas.

Visão do Castelo de Ferragudo 2021

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 65cm x 105cm x 3cm  

A navegação do rio defronte do Castelo de S. João do Arade permite desfrutar do património histórico e natural, de um lugar encantador que é Ferragudo. Um privilégio soberbo ao alcance de todos os olhos que intrinsecamente fruem a beleza de paisagens notáveis e harmoniosas.

A reunião da foz do rio com o mar, ao encontro do Arade com o Atlântico Sul, à união da Serra de Monchique com o património histórico edificado são ingredientes suficientes para estimular o poeta, o artista e o amante da natureza à contemplação, para inspirar em cada ser, o encanto pela história, pela cultura e natureza, ao usufruto do lugar, à reflexão ou à fruição da essência da vida.


Fotogaleria

Hotel Bela Vista 2023

Medidas: Altura/Largura/Profundidade: 65cm x 95cm x 3cm


Localizado sobre o mar da Praia da Rocha, o Hotel Bela Vista impõe-se de forma singular nas falésias calcárias, recordando a contemporaneidade do século XX da cidade de Portimão, quando o empreendedorismo turístico atraía o público ao desfrute da beleza natural dos cenários algarvios.

Nuno Daniel Marta 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora